sábado, 29 de maio de 2010

O Brinquedista Hospitalar


Para um bom funcionamento de uma Brinquedoteca Hospitalar é importante a presença do brinquedista, este muitas das vezes é um voluntário ou estudantes de diversas áreas : economia doméstica, educação infantil, educação física, psicólogia, entre outros. Tratando de ambiente hospitalar é necessários que estes profissionais conheçam as particularidades do hospital em que atua,como horário das refeições,dos atendimentos médicos, da visita e da higienização do local. O brinquedista não somente apresenta os brinquedos as crianças , mostrando-lhe como funcionam e como se diverte com eles, mas também é uma nova companhia. Sua presença pode trazer sempre alegria e conforto ,ajudando a criança a entender o que se passa com ela e com o ambiente ao seu redor, diminuindo assim sua insegurança.
Dar atenção é um ato de amor, e tanto as crianças como os adolescentes e seus familiares sentem-se beneficiados.

Referências Bibliográficas
-CUNHA, N. H. S. Brincar, O Significado da Brinquedoteca Hospitalar. In: Brinquedoteca Hospitalar.2 ed. Rio de Janeiro: Wak,2008.

-VIEGAS, D. & CUNHA, N. H. S. Normas para a Brinquedoteca Hospitalar . In: Brinquedoteca Hospitalar.2 ed. Rio de Janeiro: Wak,2008.

Um comentário: