sexta-feira, 15 de abril de 2011
XII Congresso Internacional De Brinquedotecas: “A Brinquedoteca De Hoje Em Dia” II Encontro Internacional De Pesquisadores Sobre Brinquedotecas
A Associação Brasileira de Brinquedotecas, ABBri, filiada à International Toy Libraries Association, ITLA, traz pela primeira vez este evento à América, agora em 12ª. Edição, havendo já sido realizado na Europa, Ásia, África e Austrália, a cada três anos. A partir da constatação de que o conceito de brinquedoteca e sua operacionalização vem tendo uma contínua transformação, com o passar do tempo, este Congresso se propõe a oferecer condições de uma ampla reflexão sobre a trajetória das brinquedotecas, analisando os caminhos que vêm tomando, suas conquistas, desafios e dificuldades, em nível internacional, a fim de preservar sua genuína contribuição à divulgação da importância do brincar.
Diferentes formas de compreender e pôr em prática uma brinquedoteca estão em curso. Os ambientes se diversificam e multiplicam. Brinquedotecas hospitalares humanizam o ambiente, promovem adesão ao tratamento e fornecem apoio às famílias. A escola redescobre a alegria do brincar e sua imensa contribuição para a motivação da aprendizagem e a busca do conhecimento. A valorização da brinquedoteca pelas universidades cresce. Os jogos invadem o campo empresarial evidenciando seu potencial agregador e heurístico. O papel da brinquedoteca se afirma frente aos avanços das ciências humanas e biológicas que confirmam a importância do lúdico para o desenvolvimento, preservação e recuperação de habilidades e competências físicas, psicológicas e sociais.
Essas transformações se acentuam com o ingresso da brinquedoteca no ambiente digital. A utilização da informática no dia-a-dia das brinquedotecas em suas diversas modalidades, com seus fatores de proteção e risco nas diversas faixas etárias e nos diversos ambientes, necessita de uma ampla discussão, com a participação de profissionais e acadêmicos da Educação, da Saúde e da Comunicação, entre outros, com apresentação de resultados de investigações e relatos de experiência em diversos países e continentes. De forma complementar, este congresso enfatiza a importância da utilização da rede digital como meio de comunicação e atualização entre as diversas associações nacionais de brinquedotecas e delas com a International Toy Labraries Association, ITLA; assim como entre brinquedotecas regionais, pesquisadores, etc. , em newsletters e websites.
Ressalta ainda a necessidade da discussão sobre a formação do brinquedista, a qual requer, hoje em dia, uma complementação específica relativa aos diversos ambientes onde vai atuar (escola, hospital, empresa, etc.).
Este congresso, organizado pela ABBri, dá continuidade a anteriores e baseia-se nas diretrizes da ITLA.
Mais informações no site: http://www.brinquedoteca.org.br/si/site
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário