Autores: Diogo Ezequiel Peroni, Amanda Ribeiro Macedo, Plínio Toni de Marco
Palavras-chave: crianças; desenvolvimento cognitivo; ambiente escolar; nível sócio-econômico.
Muitos estudos mostram que desde o nascimento o ser humano é influenciado pelo meio em que vive e que fatores sócio-econômicos e culturais contribuem para o seu desenvolvimento. Evidências apontam que a infância brasileira enfrenta um quadro de carências múltiplas, principalmente no que diz respeito à educação. Alguns autores indicam que um ambiente escolar favorável contribui de forma positiva para o desenvolvimento infantil. Considerando isto, esse artigo buscou verificar a importância de um ambiente favorável no desenvolvimento cognitivo infantil, e pressupôs que um ambiente escolar mais apropriado, como o encontrado na maioria das instituições privadas, influencie diretamente no desenvolvimento cognitivo da criança. A amostra deste estudo se compôs de 92 (noventa e duas) crianças de uma escola particular de Curitiba, sendo que desse total, 23 crianças são alunos bolsistas (de baixa renda provenientes da periferia e de bairros carentes do município). Para a coleta dos dados, foi utilizado o teste do desenho da figura humana: avaliação do desenvolvimento cognitivo infantil. A partir dos dados levantados, verificou-se que há uma diferença existente, no que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo, entre as crianças bolsistas (nível sócio-econômico baixo) e não bolsistas (nível sócio-econômico alto). As bolsistas apresentam discrepância nos primeiros dois anos escolares, diferença essa que tende à redução nos anos seguintes. Devido a essa equiparação encontrada nos dados da pesquisa, pôde-se concluir que o ambiente escolar mais favorável influenciou, por tanto, o desenvolvimento cognitivo das crianças mais carentes.
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