quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sugestão de atividade

A atividade apresentada a seguir, poderá ser trabalhada com as crianças para melhorar a criatividade, o raciocínio e a imaginação fazendo com que elas conheçam novas palavras.

Nome da atividade : Forme as palavras
Material necessário: folha de EVA ou papel cartão e uma tesoura.
No EVA, forme as letras: A O T P S R
Recorte e de para as crianças formas as palavras.

É possível formar 14 palavras

Pato,Rato,Sapo,Sopa,Tora,Topa,Tropa,Ator,Rota,Prato,Trapo,PotroPorta,Torta

domingo, 25 de julho de 2010

A criança e o livro


Ler é fundamental para o desenvolvimento intelectual de todos os seres humanos, por isto é importante que esta prática seja realizada com as crianças para que assim elas possam gostar de ler e aprender novas palavras.
E através da leitura que nos tornamos seres críticos formadores de opiniões e buscamos através do mundo encantado dos livros acreditar numa sociedade melhor.
Na Brinquedoteca Hospitalar incentivamos sempre que pais e crianças tenham contato com o acervo de livros para que eles tenham a oportunidade de conhecer novas palavras, sonhar com um mundo imaginário e conhecer lugares talvez jamais vistos.

domingo, 18 de julho de 2010

Você sabia que é obrigatório a existência de brinquedotecas em hospitais que fazem atendimento pediátrico?


A lei 11.104, de 21 de março de 2005, dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação.

Artigos: Art.1 - Os hospitais que ofereçam atendimento pediátrico contarão, obrigatoriamente, com brinquedotecas nas suas dependências.
Parágrafo único. - O disposto no caput deste artigo aplica se a qualquer unidade de saúde que ofereça atendimento pediátrico em regime de internação.
Art. 2 - o Considera-se brinquedoteca, para os efeitos desta Lei, o espaço provido de brinquedos e jogos educativos, destinados a estimular as crianças e seus acompanhantes a brincar.
Art. 3 o A inobservância do disposto no art. 1 o desta Lei configura infração à legislação sanitária federal e sujeita seus infratores às penalidades previstas no inciso II do art. 10 da Lei n o 6.437, de 20 de agosto de 1977.
Art. 4 o Esta Lei entra em vigor 180 (cento e oitenta) dias após a data de sua publicação: Brasília, 21 de março de 2005.
No entanto vários hospitais ainda não cumprem esta lei, por isto é hora de brinquedista, profissionais da saúde e da educação concretizar de fato este direito.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Brinquedista: Informe sobre a Dislexia


A dislexia é uma das mais comuns deficiências de aprendizado, e é definida como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração. Ao contrario de que muitos pensam a dislexia não é resultado de má alfabetização , desatenção ,desmotivação , condição socioeconômica ou baixa inteligência. Ela é uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda alterações neurológicas.
Por isto a dislexia persiste apesar da boa escolaridade. É necessário que pais, professores e educadores estejam cientes de que um alto número de crianças sofre de dislexia. Caso contrário, eles confundirão dislexia com preguiça ou má disciplina. O principal foco para o tratamento da dislexia deve ser nos problemas específicos da pessoa afetada. No entanto nunca é tarde demais para ensinar disléxicos a ler e a processar informações com mais eficiência. Entretanto, diferente da fala – que qualquer criança acaba adquirindo – a leitura precisa ser ensinada. Utilizando métodos adequados de tratamento e com muita atenção e carinho, a dislexia pode ser derrotada. Crianças disléxicas que receberam tratamento desde cedo apresentam uma menor dificuldade ao aprender a ler. Isso evita com que a criança se atrase na escola ou passe a desgostar de estudar.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Brinquedos e Brincadeiras



O Brincar pode proporcionar ao ser humano a construção do saber, pois brincando aprendemos a conviver, a ganhar ou perder, a esperar nossa vez e lidarmos melhor com possíveis frustrações. A Brincadeira não pode ser vista e considerada como um mero passatempo, pois ela é indispensável, para o desenvolvimento da criança, promovendo processos de socialização e descoberta do mundo. Por isto o brinquedo é um elemento do jogo que na mão de uma criança passa a ter diferentes significados, é fonte de alegria e prazer além de ser um instrumento de aprendizagem.
A Brinquedoteca estimula não só as atividades -lúdicas individuais e coletivas , como também permite um conhecimento maior das crianças por meio dos brinquedos com os quais brinca ou das brincadeiras que participa
Na Brinquedoteca “Doce Brincar “ as brincadeiras são desenvolvidas através de uma reflexão dos brinquedista : “ A importância do brincar na vida de uma criança, envolve os mais diferentes tipos de jogos e brincadeiras ,dos solitários aos grupais , dos simbólicos aos de execução ,colocando em evidencia a contribuição que o brinquedo traz ao processo do desenvolvimento infantil, especialmente no que diz respeito às configurações e interações ambientais que ocorrem.”