quinta-feira, 1 de julho de 2010

Brinquedos e Brincadeiras



O Brincar pode proporcionar ao ser humano a construção do saber, pois brincando aprendemos a conviver, a ganhar ou perder, a esperar nossa vez e lidarmos melhor com possíveis frustrações. A Brincadeira não pode ser vista e considerada como um mero passatempo, pois ela é indispensável, para o desenvolvimento da criança, promovendo processos de socialização e descoberta do mundo. Por isto o brinquedo é um elemento do jogo que na mão de uma criança passa a ter diferentes significados, é fonte de alegria e prazer além de ser um instrumento de aprendizagem.
A Brinquedoteca estimula não só as atividades -lúdicas individuais e coletivas , como também permite um conhecimento maior das crianças por meio dos brinquedos com os quais brinca ou das brincadeiras que participa
Na Brinquedoteca “Doce Brincar “ as brincadeiras são desenvolvidas através de uma reflexão dos brinquedista : “ A importância do brincar na vida de uma criança, envolve os mais diferentes tipos de jogos e brincadeiras ,dos solitários aos grupais , dos simbólicos aos de execução ,colocando em evidencia a contribuição que o brinquedo traz ao processo do desenvolvimento infantil, especialmente no que diz respeito às configurações e interações ambientais que ocorrem.”

Um comentário:

  1. Poliana estão de parabéns pelo belissímo trabalho desenvolvido..Que pena que nem todos os hospitais tem a mesma idéia ...a mesma vontade e garra ..
    Sempre faço uma visitinha!!
    Um abraço bem apertadoooo..
    Bom trabalho ...

    ResponderExcluir