quarta-feira, 23 de junho de 2010

Brinquedista: informe sobre o TDAH


TDAH, também chamado de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade/Impulsividade, é um problema que deve ser diagnosticado por um médico,e pode ser acompanhado com a presença de outros profissionais. Em torno de 90% do TDAH é devido à genética, estas pessoas que herda a predisposição para o TDAH têm uma alteração nas substâncias que passam as informações entre as células nervosas, os chamados neurotransmissores. No caso do TDAH são a Dopamina e noradrenalina que são deficitárias.
Este transtorno aparece durante a infância e pode ser um problema para toda vida , por isto e importante o diagnostico rápido para que a criança possa se tratar para não ter problemas mais graves no futuro. As crianças portadoras do TDAH, são chamadas de bagunceiras, inquietas, são aquelas que detestam coisas monótonas e repetitivas. Por isto é muito importante que profissionais que trabalham com crianças busquem informações sobre este transtorno, para que possam trabalhar de forma prazerosa/cativante, oferecendo materiais visuais, com cores,vídeos e jogos.
Um bom livro para quem quer se informar sobre este transtorno é o livro : No Mundo da Lua do autor Paulo Mattos, que trata do assunto de forma muito clara. Vale à pena fazer a leitura do livro.

Um comentário:

  1. Poliana, este livro é excelente,eu gosto de emprestar para os pais dos meus clientes lerem para que fique mais esclarecido o TDAH dos filhos.
    Há algumas intervenções para utilizar com crianças com o TDAH como a "Hora do Hush", a "Técnica Economia de Fichas". Mas antes de qualquer intervençao o diagnóstico multi e interdiciplinar é fundamental.
    Um abraço

    ResponderExcluir