sexta-feira, 11 de junho de 2010

A importância de uma Brinquedoteca Hospitalar


A criação de um território lúdico contribui para quebrar a característica hospitalar espacial predominantemente voltada para diagnosticar e intervir no combate à doença. Rompendo com a totalidade dirigida para o tratamento médico-hospitalar,onde a criança se percebe como o doente a ser tratado (OLIVEIRA,2008).
Neste sentido o brincar tem uma ligação direta na manutenção da saúde da criança, inclusive para que não haja interrupção no seu desenvolvimento no qual seu cotidiano possa ser modificado por uma hospitalização. Existem diferentes tipos de programas para crianças hospitalizadas no país que têm como principal objetivo divertir e auxiliar na recuperação das crianças e tornando o ambiente hospitalar mais agradável e humanizado.
Daí a importância de se criar espaços lúdicos planejados como uma Brinquedoteca, que proporcione autonomia, estimule o desenvolvimento, o prazer e ameniza o sofrimento além de uma forma de adaptação e instrumento de formação, manutenção e recuperação da saúde.
Referência Bibliográfica
-OLIVEIRA, T. R. Brinquedoteca Hospitalar: Algumas experiências internacionais. In: Brinquedoteca Hospitalar.2 ed. Rio de Janeiro: Wak,2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário