sexta-feira, 18 de março de 2011

A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS DE 1ª A 4ª.


Autores: Diogo Ezequiel Peroni, Amanda Ribeiro Macedo, Plínio Toni de Marco

Palavras-chave: crianças; desenvolvimento cognitivo; ambiente escolar; nível sócio-econômico.

Muitos estudos mostram que desde o nascimento o ser humano é influenciado pelo meio em que vive e que fatores sócio-econômicos e culturais contribuem para o seu desenvolvimento. Evidências apontam que a infância brasileira enfrenta um quadro de carências múltiplas, principalmente no que diz respeito à educação. Alguns autores indicam que um ambiente escolar favorável contribui de forma positiva para o desenvolvimento infantil. Considerando isto, esse artigo buscou verificar a importância de um ambiente favorável no desenvolvimento cognitivo infantil, e pressupôs que um ambiente escolar mais apropriado, como o encontrado na maioria das instituições privadas, influencie diretamente no desenvolvimento cognitivo da criança. A amostra deste estudo se compôs de 92 (noventa e duas) crianças de uma escola particular de Curitiba, sendo que desse total, 23 crianças são alunos bolsistas (de baixa renda provenientes da periferia e de bairros carentes do município). Para a coleta dos dados, foi utilizado o teste do desenho da figura humana: avaliação do desenvolvimento cognitivo infantil. A partir dos dados levantados, verificou-se que há uma diferença existente, no que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo, entre as crianças bolsistas (nível sócio-econômico baixo) e não bolsistas (nível sócio-econômico alto). As bolsistas apresentam discrepância nos primeiros dois anos escolares, diferença essa que tende à redução nos anos seguintes. Devido a essa equiparação encontrada nos dados da pesquisa, pôde-se concluir que o ambiente escolar mais favorável influenciou, por tanto, o desenvolvimento cognitivo das crianças mais carentes.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Atividade- COMPREENDENDO A LEITURA

Circule o que se pede:
1- Palavra mais longa:          gato                 boi               formiga

2- Pessoa mais velha:           criança             avó              adolescente

3- O que custa mais caro:      anel              abacaxi          alface

4- Escreva seu nome de trás para frente:...................................................................

5- O que não dá em árvore:        dinheiro           laranja              maçã

6- O que é mais perigoso:    ser mecânico            ser bombeiro              ser vendedor

7- O sol é:   verde             amarelo              azul

8- Uma semana tem:         3 dias               10 dias                     7 dias

9- O que faz o gato:        late               rosna                  mia

10- Escreva os números até 10: ...................................................................................

11- Escreva as vogais: ....................................

12- O que não é da cozinha:            geladeira               chuveiro                    fogão

13- O que é mais barato:           10 reais                     23 reais                    6 reais

14- Na sala de informática tem:       fogão                    computador               jacaré

15- Marcos ficou doente e vai:         escola              circo                     médico

16- Sueli vai cortar o cabelo:            mercado          cabeleireiro            farmácia

16- Papai comprou remédio:         farmácia             loja                    fábrica

17- Fabiana está com fome e vai:         tomar banho                 comer             tomar sol

18- Se alguém contar uma piada você:   chora             ri                vai embora

19- O prédio pegou fogo e você deve ligar para :   professora      papai        bombeiros

20- Um jardineiro cuida:     hospital                  jardim              mercado

sábado, 5 de março de 2011

DEZ COLORIDO

DIFICULDADE: Jogo adequado a crianças com dificuldades em associar numero a quantidade na  Educação Infantil 
Objetivo: Trabalhar a contagem, a comparação de quantidades e correspondência, além da fixação de cores e da socialização.
Material Necessário: canudinhos de plástico de diversas cores e giz de cera das mesmas cores dos canudos.

Número de jogadores: Grupos de 5 crianças.

Desenvolvimento:
Os integrantes de cada grupo somarão esforços para vencer o jogo. Cada aluno deverá receber 10 canudinhos com cores misturadas aleatoriamente. Primeiro, o professor deve incentivar a contagem verbal, pedindo que cada um se certifique de que possui realmente 10 canudos. Feito isso o professor sorteia um giz de cera. Cada aluno vai então contar quantos canudinhos possui daquela mesma cor, devendo o grupo em seguida somar o total de seus canudos com cor idêntica ao do giz sorteado. Ganha o grupo que tiver a maior quantidade de canudinhos daquela cor.

Para ajudar na fixação das cores, pode-se usar no jogo canudinhos e giz com cores próximas, como por exemplo amarelo e alaranjado. As crianças devem fazer a classificação correta e, se houver dúvida, o professor pode levantar a discussão, nos grupos.

Para trabalhar a sociabilização, o professor pode pedir às crianças que coloquem os canudinhos da cor selecionada no meio da roda, junto com os dos colegas do grupo, trabalhando assim o sentimento de posse que as crianças demonstram fortemente nesta fase.
A etapa seguinte do jogo consiste na retomada, pelas crianças, dos canudinhos que haviam colocado no centro do círculo. Mais uma vez se manifesta o individualismo e o sentimento de posse. As crianças brigam para pegar o maior número possível de canudos e muitas vezes solicitam a intervenção do professor. Deve-se usar a Matemática como mediadora, estimulando-se a contagem até que todos constatem que têm cada um 10 canudinhos. Se um aluno juntar mais de 10, deve-se questioná-lo sobre o que fazer.
O jogo termina dando vez ao grupo que ainda não venceu.

terça-feira, 1 de março de 2011

Atividade para sala de aula

- RIMANDO

O professor oferece aos alunos uma caixa contendo cartões, cada um com uma palavra, sendo que as palavras rimam entre si.
Exemplo: pato - mato – gato / coelho - espelho – joelho / abelha - orelha - ovelha
Cada aluno, após ter recebido um dos cartões, deverá procurar entre os colegas aqueles que têm o cartão com uma palavra que rime com a sua.
Agrupados por terminação, os alunos escreverão outras palavras que rimem com as que já possue.