quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A Brinquedoteca Hospitalar como Intervenção Psicopedagogica

A educação hospitalar da criança e do adolescente representa um novo desafio à educação, especificamente ao psicopedagogo, que, devido sua formação interdisciplinar é um dos profissionais mais aptos a esta modalidade (THOMESENT, 2008,p.8).A psicopedagogia ao longo do caminho se apresentou como área que trabalha com as dificuldades de aprendizagem nos seus padrões normais ou patológicos, considerando a influência da família, da escola e da sociedade no seu desenvolvimento, utilizando técnicas próprias. Seu objeto de estudo é o ser, que apreende a realidade, e constrói o seu conhecimento, aprendendo.Através desta proposta no âmbito hospitalar a psicopedagoga trabalha com a criança através dos jogos e brincadeiras , para o aprimoramento de sua aprendizagem.

Segundo Azevedo apud Bomtempo (1998), o brinquedo faz parceria com a criança na bricadeira. Ao se observar a criança brincar, poder-se à obter uma serie de informações sobre ela .No comportamento diário das crianças o brincar é algo que se destaca como essencial para o desenvolvimento e aprendizagem. Dessa forma, se quisermos conhecer bem as crianças ,devemos conhecer seus brinquedos e brincadeiras (AZEVEDO apud BOMTEMPO,2000,p.129).Como todas as demais instituições estruturadas em função da criança, a brinquedoteca traz, em seu interior, uma concepção, de infância que determina a sua organização, o seu uso, a distribuição do tempo e as atividades por ela proporcionadas, emergindo práticas psicopedagogicas concretas (AZEVEDO, 2004,p. 65).Por isto na brinquedoteca, o brincar vincula-se ao planejamento de oportunidades de aprendizagem e de outros tipos de manifestações comportamentais e subjetivas adequadas para cada criança (AZEVEDO, 2004,69).

Cabe ao psicopedagogo hospitalar interagir com os demais profissionais responsável pelo tratamento da criança, orientado estes a entender o estado emocional destas crianças tornando-se mais íntegra a relação paciente - medico ou paciente - enfermeiro. Este envolvimento pode ser realizado através de palestras, projetos e conversas informais que enfatiza o brincar hospitalar como importante instrumento para o desenvolvimento e aprendizagem da criança.Assim é necessário que os brinquedos e as brincadeiras provoquem a participação coletiva e desafiadora à criança na busca de encaminhamento e resolução de problemas. No mais, se faz necessário que se tenha em mente que, na brincadeira, as crianças produzem e reproduzem diversas formas de conhecimento. Portanto é importante estabelecer relações concretas entre o lúdico e o ensino dentro da brinquedoteca, em que nessas ligações com o lúdico, o processo de ensino-aprendizagem torna-se cada vez mais acessível às crianças.

Contudo o psicopedagogo hospitalar é aquele que faz diferença, trazendo o sentimento de valorização da vida, amor próprio, auto-estima, aceitação e segurança, recuperando estes prazeres e garantindo a construção dos conhecimentos que estariam acontecendo em ambiente escolar. Afinal, a aprendizagem é um processo tão amplo e grandioso que ocorre através de interações, em qualquer lugar (THOMSEN,2008,P.13)


- Parte da Monografia apresentada no curso de psicopedagogia: Autoras: Poliana Coelho e Fabiana Maria de Oliveira

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