quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A importância do jogo para a Psicopedagogia - Jogo de damas

Segundo Macedo (1992),o jogo de damas é um recurso representado por conteúdos(tabuleiro,pedras brancas e pretas),estes por sua vez, são instrumentos que estabelecem inúmeras relações.O jogo de damas propicia uma ênfase no aspecto da estrutura,da relação da forma sobre o conteúdo.
Ao jogar são realizadas relações possíveis e necessárias, as combinações são praticamente infinitas.No jogo de damas as relações espaciais entre peças e tabuleiros estão presentes em todo o momento da partida, assim sendo, quando a criança joga constantemente constrói as relações espaciais topológicas, euclidianas e projetivas(Piaget e Inhelder,1948).
Esse jogo permite ainda qua a criança construa relações lógicas, ou seja,articule cada jogada,construa estratégias,definindo boas e más jogadas em função do jogo.As relações matemáticas também estão diretamente implicadas ao jogar damas.
Além de relações espaciais,lógicas e matemáticas citadas anteriormente,implica ainda, o estabelecimento de relações psicológicas:saber lidar com o perder ou ganhar,competir,tomar decisões,admirar a jogada do adversário,aprendendo com ele transferindo para sua prática.
Assim sendo, o jogo de damas pode ser utilizado como recurso no consultório psicopedagógico, caracterizado jogo de regras,possibilitará diversas intervenções ao longo da partida possibilitando a aprendizagem como: aprender com o outro, de fazer igual,isto é, tomá-lo como referência e podendo até mesmo superá-lo.

http://recreionline.abril.com.br/jogos/damas/popup_index.html

Macedo,Lino de.Quatro cores senha e dominó.São Paulo,1997.Ed.Casa do Psicólogo.
Acadêmica do Curso de Pós Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional do Centro Metodista - IPA
Trabalho requisitado para avaliação da disciplina Ludopsicopedagogia, Prof.Ms Rosa Eulódia Ramires.

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