sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Toda criança tem o direito de brincar


Toda criança independente do seu estado clinico, tem o direito de brincar. Apesar de ser um direito , nem todos as unidades de saúde respeita . Por isto os hospitais devem oferecer um espaço lúdico,ou seja uma “Brinquedoteca Hospitalar”. Este espaço é um ambiente que precisa ser prazeroso, mágico , onde crianças e familiares possa ter a oportunidade de resgatar brinquedos e brincaderias que muitas das vezes foram esquecidos. Este direito e resquardado pela lei nº 11.104, aprovada em 21 de março de 2005 que obriga os hospitais que possuem unidades pediátricas a instalarem Brinquedotecas.
A lei diz que:
Art.1 - Os hospitais que ofereçam atendimento pediátrico contarão, obrigatoriamente, com brinquedotecas nas suas dependências.
Parágrafo único. - O disposto no caput deste artigo aplica se a qualquer unidade de saúde que ofereça atendimento pediátrico em regime de internação.
Por isto uma brinquedoteca hospitalar tem como objetivo permitir a expressão de vivência da criança doente por meio do jogo, auxiliar na recuperação da criança doente e amenizar o trauma psicológico da internação por meio da atividade lúdica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário