quinta-feira, 28 de abril de 2011

SÍMBOLO DA PSICOPEDAGOGIA

Símbolo da Psicopedagogia
O Símbolo acima foi eleito por maioria de votos no VIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia realizado em São Paulo de 9 a 11 de julho de 2009.
A Diretoria Executiva da ABPp mobilizou-se para que fosse criado e adotado um símbolo que representasse a atividade profissional do Psicopedagogo e traduzisse toda a grandeza da Psicopedagogia.
Criado a partir da imagem da Fita de Möbius, matemático e astrônomo alemão que ao pesquisar o desenvolvimento de uma Teoria dos Poliedros, descobriu uma curiosa superfície que ficou conhecida com seu nome.
O significado do Símbolo eleito foi descrito da seguinte forma: Fita de Moebüs com 3 voltas. Representa o olhar do Psicopedagogo. As voltas estão dispostas de forma a representar a aprendizagem do indivíduo. O círculo central representa o indivíduo em processo para a aquisição de conhecimento, chegando ao fim com mudanças perceptíveis (círculo vermelho).

sexta-feira, 15 de abril de 2011

XII Congresso Internacional De Brinquedotecas: “A Brinquedoteca De Hoje Em Dia” II Encontro Internacional De Pesquisadores Sobre Brinquedotecas



A Associação Brasileira de Brinquedotecas, ABBri, filiada à International Toy Libraries Association, ITLA,  traz pela primeira vez este evento à América, agora  em 12ª. Edição, havendo já sido realizado na Europa, Ásia, África e Austrália, a cada três anos. A partir da constatação de que o conceito  de brinquedoteca e sua operacionalização vem tendo  uma contínua transformação, com  o passar do tempo, este   Congresso se propõe  a oferecer condições de  uma ampla reflexão sobre a trajetória das brinquedotecas, analisando os caminhos que  vêm tomando, suas conquistas, desafios e dificuldades, em nível internacional, a fim de preservar sua genuína contribuição à divulgação da importância do brincar.
Diferentes formas de compreender e pôr em prática uma brinquedoteca estão em curso. Os ambientes se diversificam e multiplicam.  Brinquedotecas hospitalares humanizam o ambiente, promovem adesão ao tratamento e fornecem apoio às famílias. A escola redescobre a alegria do brincar e sua imensa contribuição para a motivação da aprendizagem e a busca do conhecimento. A valorização da brinquedoteca pelas universidades cresce. Os jogos invadem o campo empresarial evidenciando seu potencial agregador e heurístico. O papel da brinquedoteca se afirma frente aos avanços das ciências humanas e biológicas que confirmam a importância do lúdico para o desenvolvimento, preservação e recuperação de habilidades e competências físicas, psicológicas e sociais.
Essas transformações se acentuam com o ingresso da brinquedoteca no ambiente digital. A utilização da informática no dia-a-dia das brinquedotecas em suas diversas modalidades, com  seus fatores de proteção e risco nas diversas faixas etárias e nos diversos ambientes, necessita de uma ampla discussão, com a participação de profissionais e acadêmicos da Educação, da Saúde e da Comunicação, entre outros,  com apresentação de resultados de investigações e relatos de experiência em diversos países e continentes. De forma complementar, este congresso enfatiza a importância da utilização  da  rede digital como meio de comunicação e atualização entre as diversas associações nacionais de brinquedotecas e delas com a International Toy Labraries Association, ITLA; assim como entre brinquedotecas regionais, pesquisadores, etc. , em newsletters e websites.
Ressalta ainda a necessidade da discussão sobre  a formação do brinquedista, a qual requer, hoje em dia, uma complementação específica relativa aos diversos ambientes onde vai atuar (escola, hospital, empresa,  etc.).
Este congresso, organizado pela ABBri,  dá continuidade a anteriores e baseia-se nas diretrizes   da ITLA.

   Mais informações no site: http://www.brinquedoteca.org.br/si/site

terça-feira, 12 de abril de 2011

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Dinâmicas de Páscoa

DICAS DE ATIVIDADES
1 - Metades criativas
Material necessário:
  • Figuras geométricas de cartolinas coloridas divididas ao meio;
  • Papéis pardo ou 40 kg – uma folha para cada dupla;
  • Cola e canetas coloridas;
  • Aparelho de som e CD com músicas de páscoa.
Desenvolvimento:
Num primeiro momento organize uma roda de conversas sobre os símbolos da Páscoa. Registre no mural os conhecimentos prévios dos alunos e suas principais falas, intervindo quando necessário para que nenhum símbolo seja esquecido. Em seguida, proponha a dinâmica das metades. Organize uma nova roda, com todos de pé e de costas. Entregue uma metade de figura para cada aluno e oriente que tocará músicas sobre o tema e que quando a música parar cada um deve encontrar a sua metade, quando a música retornar devem trocar as metades e circular pela sala. Assim faça algumas vezes oportunizando o momento lúdico.
Na última rodada da dinâmica todos devem estar com seus pares, então sugira uma nova proposta: cada dupla colará suas figuras, unindo as metades no cartaz de papel pardo e terá que transformar a figura em um símbolo da páscoa usando canetas coloridas.
Retângulos virarão coelhos, triângulos peixes, círculos ovos ou o que a imaginação das crianças permitir. Incentive-os a ousar e enfeitar seus símbolos.
As duplas completarão os cartazes escrevendo o que sabem sobre o símbolo que escolheram criar e o motivo da escolha.
Exponha os trabalhos no mesmo mural que registrou a conversa inicial.
2 - Criação coletiva
Material necessário:
  • Sucatas diversas como: CDs velhos, caixas de tamanhos variados, latas, pedaços de isopor, restos de EVA, retalhos de tecido, embalagens plásticas, garrafas pet, etc.
  • Cartolinas;
  • Colas e tesouras;
  • Fitas adesivas;
  • Canetas coloridas, giz de cera,lápis de cor, tintas e pincéis.
Desenvolvimento:
Divida a turma em grupos e explique que lançará uma situação – problema que será transformada em obras de arte.
Entregue sucatas para cada grupo, procurando não misturar muito, por exemplo: grupo 1 recebe apenas CDs e restos de EVA; grupo 2 garrafa pet e retalhos de tecido; grupo 3 caixas e latas.
A proposta é que cada grupo crie um coelho com as sucatas recebidas. Deixe claro que os grupos não poderão trocar as sucatas, terão que construir sua arte com o que receberam.
Além das sucatas deixe a disposição de todos os grupos as colas, tesouras, fitas adesivas e materiais de pintura.
Com todos os coelhos prontos proponha que os grupos apresentem a sua criação: nomeando-a e contando algo de sua vida. Em seguida, cada coelho deve deixar  uma mensagem de páscoa por escrito.
Exponha os coelhos e suas mensagens.


 Atividades retiradas do site:http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/pascoa10.htm
Autoria:  Paty Fonte (Patrícia Lopes da Fonte)

domingo, 3 de abril de 2011

Dica de leitura: Brinquedoteca: No diagnóstico e Intervenção em Dificuldade Escolares

 Este livro procura demonstrar que as atividades lúdicas desenvolvidas no espaço privilegiado da Brinquedoteca psicopedagógica são uma prática eficiente ao alcance dos educadores para a superação das dificuldades educacionais enfrentadas pelas crianças brasileiras ,assentando-se em um trabalho multisistêmico, em que criança , familia e escola tornam-se parcerias na reestruturação das dificuldades apresentadas e na reconstrução de vínculos saudáveis com a aprendizagem.
Vale a pena conferir.