sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Fonética Rítmica

Baseado no princípio adaptado de Lean Fontain Franco Home Page, foi criada com o objetivo que som é movimento.

Objetivo: O ritmo musical visa corrigir e adequar o tônus da criança fazendo com que a criança sinta as vibrações sonoras via corporal e não só auditiva. Trabalha a entonação, ritmo, pausa, tensão, intensidade, afetividade e tempo. Facilita a percepção e memorização dos fonemas através dos movimentos do corpo.

O trabalho com o ritmo corporal pode ser dividido em quatro partes:

· O movimento do corpo estimula a fonação, pois a criança experimenta novamente a fala (grito).

· O movimento do corpo estimula a correção, pois este trabalho é feito individualmente. Muitas vezes o erro vem de pronúncia (muito solto ou tendo), sendo que todo trabalho de correção baseia-se na correção inicial do tônus corporal da criança.

· O movimento do corpo para corrigir a pronúncia e a percepção dos vocábulos, visa estimular e desenvolver a fala, usando-a com ritmo e entonação. Aqui trabalhamos com a multiplicidade de combinações de movimentos para garantir a emissão de palavras ou frases. Trabalha-se a mesma unidade (palavra ou frase) com várias entonações, ritmos, de forma tensa e relaxada, modulando a voz.

· Revivendo o CA (Classe de Alfabetização) – crianças de 5 anos e meio a 7 anos, aqui a criança examina, pergunta, participa e se expressa. Os movimentos terão excelente qualidade, e, já se pode trabalhar o ritmo descontinuamente, pois ela já percebe e procura aperfeiçoar os fonemas definidos, trabalha-se com encontros consonantais e faz-se a preparação da leitura e escrita.

Sugestão de música: O Pastorzinho!

Havia um pastorzinho que andava a pastorear

Saiu de sua casa e pôs-se a cantar.

Dó, ré, mi, fá fá fá

Dó ré dó ré re re

Do sol fa mi mi mi

Do re mi fá fa fa

Chegando ao palácio a princesa lhe falou

Dizendo ao pastorzinho que o seu canto lhe agradou

Sol lá si do dó dó

Sol la sol la, l ala

So re do si si si

Sol la si do do do

Eis aí uma boa idéia para montar na sala de estimulação são garrafas onde promovem o som de cada nota musical. A partir daí a criança pode marcar o som conforme a música.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Centro de estudos sobre a escolarização de ambiente hospitalar


O CERELEP e um centro de Estudo sobre Recreação, Escolarização e Lazer em enfermaria Pediátrica . Trabalha com tudo que diz respeito a professores junto a jovens pacientes hospitalizados, ao atendimento domiciliar para crianças enfermas e, portanto, à Classe Hospitalar e à Pedagogia Hospitalar. Do mesmo modo, trata também, assuntos relacionados à contação de histórias em hospitais, à expressão artística – plástica, cênica ou musical - em hospitais e às atividades de recreadores em brinquedotecas nestes espaços.

Vale a pena conferir o site, la tem varios artigos e dicas de livros para profissonais interessado nesta área. http://www.cerelepe.faced.ufba.br

sábado, 15 de janeiro de 2011

Dica de leitura


O livro Intervenções Clínicas da autora Márcia Simões, é um ótimo livro para entendermos mais profundamente a relação terapeuta e paciente. Ele relata uma historia de persistência e perseverança. Um caso que em primeira vista é visto como impossível, ao longo do tratamento Simões traça caminhos para o sucesso do seu paciente ,onde ela relata que: “Para cuidar do outro, é preciso ter coragem e desejo para conhecer a vida”

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Concurso

A Prefeitura Municipal de Araçatuba, Estado de São Paulo , abre CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E PROVAS E TÍTULOS, entre diversos cursos , esta contemplado o profissional de psicopedagogia. Mais informações no site: http://www.consesp.com.br/