sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Os diferentes espaços da Brinquedoteca



A Brinquedoteca Doce Brincar,tem a visão voltada para a melhoria do estado físico e emocional do paciente, buscando aliviar o mal-estar, causado pela doença. Por isto o espaço físico,foi planejado em cantos para melhor atender a diversidade de interesse do seu publico.
O canto de faz de conta: destinado a todas as crianças, oferecendo brinquedos que representam os mundos dos adultos, como panelinhas, carros, soro,berço e seringa.
O canto da leitura:este espaço tem livros de faço acesso para as crianças manipular, descobrindo assim o mundo encantado da leitura.
O canto dos jogos: contem jogos para crianças de diferentes idades, como jogos de encaixe,quebra-cabeça,jogo da memória, e jogos de construção.
Canto dos blocos: destinado a estimular a criatividade das crianças.Através de blocos de diferentes tamanhos, elas tem a possibilidade de construir varias objetos.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Ministério da Cultura Prêmio Ludicidade/ Pontinhos da Cultura


No ano de 2009, a Brinquedoteca do HSS, foi agraciada com o Prêmio Ludicidade/Pontinhos da Cultura, do Ministério da Cultura, para a reforma de sua área interna e externa. Esta reforma foi de suma importância para o melhor atendimento das crianças e adolescentes hospitalizados. E para firmar esta importante parceria foi feita uma placa comemorativa, e esta foi instalada no interior da Brinquedoteca.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Dificuldade de Aprendizagem e Relação Familiar


As dificuldades de aprendizagem esta relacionada muitas das vezes por problemas do método de ensino ou por fatores ambientais ,no qual o ambiente familiar tem grande participação neste fracasso. A relação criança-familia deve ser priorizada nos diversos ambientes, seja ele hospitalar,institucional,clinico ou comunitário. Orientar os responsáveis, promover momentos de recreação entre pais e filhos, conhecer a família através de conversar informais, fichas de observação, álbum de fotografias, e de suma importância para ajudar a criança a enfrentar as dificuldades proveniente de déficits cognitivo. E importante deixa bem claro para os responsáveis que pai e mãe não sejam somente sinônimos de repressão ou ausência.Eles devem participar realmente da vida de seus filhos.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Feliz Dia dos Pais...


Para comemorar o dia dos pais, às estagiarias da Brinquedoteca “Doce Brincar” montarão um lindo mural para prestigiar todos os papais das crianças hospitalizadas. Além de tornar o ambiente mais alegre e agradável, as crianças poderão no final de semana homenagear seus papais.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Melhorando o atendimento na Hospitalização



O estar doente, associado a uma experiência de hospitalização, pode vir a se configurar com uma experiência desgastante para a criança. O grau de estresse pode estar associado não só a gravidade do caso e do período de internação mas também às características do próprio ambiente hospitalar e á maneira como os pais e a família em geral vivem essa situação.Algumas atividades podem ser agregadas ao atendimento dado no hospital,como:
Atendimento no leito, conversar, ler histórias e brincar; propor atividades expressivas, como desenho, colagem,pintura, caixa lúdica com vários tipos de materiais; atividades relaxamento e imagens mentais que possam trazer bem-estar e potencializar o tratamento;montar grupos para levar diversão e alegria como “Os doutores da alegria” com os diversos profissionais: como medico ,enfermeiro,psicopedagogo,assistente social,economista domestica,educadoras infantis e psicológo.