segunda-feira, 31 de maio de 2010

Comemoração



Maria Aparecida Resende Marques, coordenadora da Brinquedoteca do HSS, comemorou seu aniversário, no último domingo, dia 30. Para compartilhar desta data tão especial compareceu, seu marido Ricardo Marques,suas amigas, Poliana, Fabiana,Camila e Vânia juntamente com sua encantadora afilhada Alice.
Cida,você merece tudo de bom e continue sempre lutando pelos seus ideais.

sábado, 29 de maio de 2010

O Brinquedista Hospitalar


Para um bom funcionamento de uma Brinquedoteca Hospitalar é importante a presença do brinquedista, este muitas das vezes é um voluntário ou estudantes de diversas áreas : economia doméstica, educação infantil, educação física, psicólogia, entre outros. Tratando de ambiente hospitalar é necessários que estes profissionais conheçam as particularidades do hospital em que atua,como horário das refeições,dos atendimentos médicos, da visita e da higienização do local. O brinquedista não somente apresenta os brinquedos as crianças , mostrando-lhe como funcionam e como se diverte com eles, mas também é uma nova companhia. Sua presença pode trazer sempre alegria e conforto ,ajudando a criança a entender o que se passa com ela e com o ambiente ao seu redor, diminuindo assim sua insegurança.
Dar atenção é um ato de amor, e tanto as crianças como os adolescentes e seus familiares sentem-se beneficiados.

Referências Bibliográficas
-CUNHA, N. H. S. Brincar, O Significado da Brinquedoteca Hospitalar. In: Brinquedoteca Hospitalar.2 ed. Rio de Janeiro: Wak,2008.

-VIEGAS, D. & CUNHA, N. H. S. Normas para a Brinquedoteca Hospitalar . In: Brinquedoteca Hospitalar.2 ed. Rio de Janeiro: Wak,2008.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Saudade



Foi amor a primeira vista quando nos a conhecemos....
Uma menina alegre,vaidosa que mesmo internada gostava de arrumar o cabelo e passar um batom..
Era uma menina cheia de sonhos, gostava muito de estudar e também de brincar, como ela ficava bem quando brincava, encantava a todos...
Há! e era também a nossa menina propaganda, todos queriam conhecer a “casinha de brinquedos” que ela tanto falava.
Mas os anos foram passando e sua saúde ficou muito frágil, mas os sonhos, a vaidade, o gosto por brincar e estudar continuaram, cada vez mais forte dentro dela...
Até o último momento lutou para viver e não esqueceu da casinha de brinquedos e nem das estagiarias que brincava com ela.
Só que infelizmente ela teve que partir, e agora olha por todos nós, e também pela” casinha de brinquedos”.
Maria Angélica com certeza você foi um exemplo vivo que a ludicidade dentro de um hospital traz alegria, porque vivemos momentos felizes com você, que será lembrado para sempre.
Obrigada por passar nas nossas vidas e mostrar que este projeto está no caminho certo...

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Feliz Dia das MÃES...



A Brinquedoteca “Doce Brincar”, em comemoração ao Dia das Mães, ofereceu uma linda homenagem às mamães das crianças hospitalizadas, com uma cesta de flores e mensagens que foram distribuídas pelas estagiárias na Pediatria e nos quartos particulares do HSS. Para as mamães que sofrem com a hospitalização de seus filhos, e muitas vezes passam momentos de angústia e dor, esta pequena lembrança será realmente lembrada por muitas.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

VISITA



A Brinquedoteca Hospitalar “Doce Brincar” teve a honra de receber a visita do Secretário de Saúde de Minas Gerais: Antônio Jorge de Souza Marques e o Deputado Federal Rodrigo de Castro juntamente com outras autoridades da microrregião de Viçosa. A ilustre visita foi acompanhada pelas estagiárias e a Coordenadora da Brinquedoteca na apresentação do ambiente, para maior conhecimento e valorização do trabalho que ocorre desde 2005.
É de suma importância ressaltar que o HSS cumpri a lei 11.104 de 21 de março de 2005, "que dispõe sobre a obrigatoriedade de Brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação", o que torna o ambiente mais humanizado através do lúdico entre crianças, pais e enfermeiros.