sexta-feira, 30 de abril de 2010

Educação e ludicidade no Hospital


Ao valorizar as atividades lúdicas como uma contribuição a mais nos processo de desenvolvimento e aprendizagem, valoriza-se, também, a realidade da brinquedoteca psicopedagógica e suas emergentes aplicações no contexto da educação( AZEVEDO,2004,p.59).
A classe hospitalar constitui-se em uma oportunidade de ensaiar novas abordagens do ensino e pode representar um espaço de renovação pedagógico, especialmente quando ludicamente inspirada, e conferindo novos sentidos ao conceito de escola e aprendizagem , contribuindo assim, para reconciliar a criança a vida escolar (FORTUNA,2008,p.38).
Por isto na Brinquedoteca “Doce Brincar” , buscamos sempre por intermédio do lúdico buscar estratégias para que o processo de aprendizado não seja interrompido facilitando assim o reingresso das crianças na escola .

Referências Bibliográficas
-AZEVEDO, A. C. P. Brinquedoteca no Diagnóstico de Intervenção em Dificuldades Escolares. 2 ed. Campinas,SP: Alínea, 2004

-FORTUNA, T. R. Brincar, Viver e Aprender: Educação e Ludicidade no Hospital. In: Brinquedoteca Hospitalar.2 ed. Rio de Janeiro: Wak,2008.