quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

O BRINCAR NO HOSPITAL


Brincar no hospital significa muito mais do que um passatempo. A criança doente quando brinca aceita melhor o tratamento, pois através de atividades como o faz de conta ela expressa sentimentos vivenciados durante sua internação. Além de ser um espaço mágico, encantador a brinquedoteca é um lugar onde a criança brinca livremente, tendo também uma maior interação com seus familiares , tornando um espaço de integração intelectual e social.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Então é Natal.....


Natal tempo de alegria e de ser feliz, tempo de estarmos com a família , amigos e ajudar uns aos outros.Este espírito de fraternidade é que devemos ter neste natal, e porque não lembrarmos do carinho tão especial que Jesus tinham com as crianças e com os enfermos. Portanto que neste Natal possamos valorizar a saúde, o amor e a família, e em que nossas orações peçamos por aqueles que mesmo doentes valorizam a vida como um dom de Deus.

Feliz Natal para todos........

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Doutores do Sorriso




No ultimo dia 15/12/09 (terça-feira) a equipe de estagiárias (Camila, Luciana e Poliana) visitaram a pediatria do HSS, levando alegria para as crianças e seus acompanhantes.
Foi uma tarde prazerosa onde através de musicas, brincadeiras todos puderam se divertir e soltar boas risadas. Houve também a entrega de uma linda caixinha de mensagens de Natal para as mamães.
Encerramos o ano de 2009 com a certeza da importância de um trabalho como este em hospitais, pois ver uma criança hospitalizada sorri não tem preço.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Agradecimento



A Coordenadora da Brinquedoteca juntamente com as estagiárias agradece ao Ministério da Cultura, Comitê Educativo ”Serras de Minas”, Auge Informática, Foto Universitário, Papelaria Nobel, Capítulo Demolay Esperança da Acácia Viçosense, Associação Feminina “Flor de Acácia”, Sr. Antonio Policarpo, Valdeci do Carmo, Anderson Pascoal, Professor do Departamento de Arquitetura/UFV, Paulo Tadeu, e o grupo de estagiárias: Larissa, Sabrina e Bárbara e em especial ao Clube da Vovó pelas contribuições recebidas no ano de 2009 e por acreditarem que este trabalho lúdico ameniza o sofrimento de cada criança internada.
Esta certeza fez com que este trabalho fosse realmente valorizado e garantisse o direito das crianças: O direito de brincar.

Obrigado a TODOS.

Montessori ... Quem quiser obter qualquer benefício para a sociedade, tem necessariamente de se apoiar na criança, não para salvar os desvios, mas também para conhecer o segredo prático da vida(..)

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Confraternização


No dia 10/12/09 ( quinta-feira) aconteceu a confraternização da Brinquedoteca “Doce Brincar”. Participaram desta confraternização, a coordenadora da Brinquedoteca Maria Aparecida Resende Marques e seu marido Ricardo Marques, juntamente com as estagiárias, Poliana, Fabiana, Camila, Luciana, Jordana, Camilla,Tâmara e Fernanda.Foi uma noite de alegria e de recordações pelas grandes realizações e sonhos conquistados durante o ano de 2009.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Toda criança tem o direito de brincar


Toda criança independente do seu estado clinico, tem o direito de brincar. Apesar de ser um direito , nem todos as unidades de saúde respeita . Por isto os hospitais devem oferecer um espaço lúdico,ou seja uma “Brinquedoteca Hospitalar”. Este espaço é um ambiente que precisa ser prazeroso, mágico , onde crianças e familiares possa ter a oportunidade de resgatar brinquedos e brincaderias que muitas das vezes foram esquecidos. Este direito e resquardado pela lei nº 11.104, aprovada em 21 de março de 2005 que obriga os hospitais que possuem unidades pediátricas a instalarem Brinquedotecas.
A lei diz que:
Art.1 - Os hospitais que ofereçam atendimento pediátrico contarão, obrigatoriamente, com brinquedotecas nas suas dependências.
Parágrafo único. - O disposto no caput deste artigo aplica se a qualquer unidade de saúde que ofereça atendimento pediátrico em regime de internação.
Por isto uma brinquedoteca hospitalar tem como objetivo permitir a expressão de vivência da criança doente por meio do jogo, auxiliar na recuperação da criança doente e amenizar o trauma psicológico da internação por meio da atividade lúdica.